Capturando Sequência de Imagens – Como assim?

Uma imagem congelada pode ser extremamente forte –um momento no tempo congelado para uma posteridade. Mas, se uma imagem vale por mil palavras, qual seria o efeito de uma série ou sequência de imagens?

 

Procure maneiras de “contar uma história” através de imagens em sequencia. Pode ser algo tão simples como o desenrolar de um momento, como os conjuntos de imagens expressas aqui – o da bailarina arrumando sua sapatilha e as fases da lua. Sozinha, nenhuma dessas fotografias quer dizer muita coisa, mas, ao se colocar as três juntas em um grupo, os acontecimentos registrados ficam mais interessantes.

 

Motivos para sequência

 

Essa técnica pode ser bastante eficiente para criar retratos. Em vez de tirar uma única foto, registra-se uma sequencia de expressões. Ao colocar juntas, é possível mostrar características diferentes do modelo, algo impossível com uma única imagem.

 

Fotografias assim são validas para todo tipo de movimento, de esportes e atividades do dia a dia. Uma serie de “antes”, “durante” e “depois” pode ser bastante interessante.

 

Como fotografar sequências

 

Fotografar sequências é extremamente fácil. Basta segurar o disparador, e uma série de imagens é capturada, uma depois da outra. O tempo entre as imagens depende de vários fatores, inclusive da resolução da imagem e da velocidade em que a câmera consegue registrar no cartão de memoria.

 

Fotografia Passo a Passo

 

Sequências não precisam ser tiradas todas de uma vez, em um ritmo rápido: elas podem ser feitas ao longo de um período maior de tempo, ou mesmo para registrar mudanças em uma escala muito ampla, como de dias, semanas ou ate anos. Veja algumas ideias:

 

● Um buquê de tulipas, em um vaso sobre a penteadeira, iluminado pela luz do dia e fotografado no mesmo horário, em dias seguidos.

 

● fotografar a vista da janela no primeiro dia de cada mês cria um registro fascinante das mudanças de tempo e luz.

 

● fotografar uma paisagem exatamente do mesmo ponto, uma vez em cada estação, é sempre interessante, especialmente se as diferenças no clima forem grande.

Nesta sequência de imagens vemos a bailarina, em um momento rápido, arrumando sua sapatilha.

Um exemplo que pode levar um pouco mais de tempo, nesse caso alguns dias, podemos ver nas imagens algumas fases da lua, tornando a sequência bem interessante.

Destaques