Enquadramento Perfeito – Como saber?

Muitos de nós já nos deparamos com belos cenários naturais ou momentos alegres como um sorriso de um bebê. Mas quando vamos registrar aquele momento com uma fotografia ela não fica tão encantadora como vimos. Talvez tenha ficado um pouco torta ou meio sem sentido. Mas é possível sim, ter uma foto perfeita, quer você fotografe pelo celular ou por uma câmera digital!

 

Agora, como conseguir?

 

Todas as imagens tem um ponto principal. Que é chamado de ponto focal e nela encontramos duas funções.

– Objeto que naturalmente atrai o observador.

– Ponto que dará a imagem a profundidade e a escala.

 

Por a parte mais importante da foto no centro dá um ponto focal bem forte e claro. Mas para ser incrível, ela precisa ser grande o suficiente.

O ponto focal, na sua maioria, não precisa obrigatoriamente ser grande, mas que seja bem visível. Importante saber que a cor pode ajudar no foco. Por exemplo, em uma fotografia, uma mancha de cor forte atrai a atenção, como o vermelho.

 

Nesta fotografia, o barco foi posicionado de acordo com a regra dos terços, criando uma composição harmônica e agradável. Barco encalhado devido a maré baixa.

 

O que é regra dos terços e como ela pode me ajudar para ter o enquadramento perfeito?

 

E a ferramenta mais precisa para ter uma imagem bem harmonizada. Consiste  em dividir a imagem em uma grade com nove segmentos de tamanhos iguais, com linhas verticais e horizontais.

 

O objetivo é colocar o ponto focal em uma das quatro interseções formada pelas linhas, deixando sempre que o ponto fique a um terço das margens da imagem, tornando equilibrada. Lembrando que essa ferramenta você pode usar até mesmo no seu aparelho celular.

   

Gostou do Post? Deixe seu Comentário e divulgue para os amigos. 

Destaques

1 comment

Comente agora mesmo!