Como Controlar suas Finanças ?

Para quem me conhece sabe bem como eu amo organizar as coisas, e principalmente meu financeiro e meu estoque de produtos, assim como meus materiais de trabalho.

Mas nem sempre é fácil organizar a nossa vida financeira, principalmente se amamos comprar coisas e mais coisas.

Bem, eu tive que aprender à força como me organizar, porquê quando eu trabalhava para um empresa pública, o dinheiro que eu ganhava era só meu, e eu tinha a certeza que todo mês eu receberia aquela quantia, então antes mesmo de receber eu já fazia dívidas contando com aquele dinheiro.

Quando eu sai dessa empresa eu decidi começar um negócio meu, aonde eu seria minha patroa, e isso exigiria disciplina e muuuita organização. Nada é fácil no começo, mas todo esforço é recompensado.

Pontos principais para ter uma organização financeira:

•Anote seus gastos diários.(nos mínimos centavos, até um chiclete que você comprou)

•Tenha uma planilha financeira.(um caderninho ou uma agenda)

•Use um gerenciador financeiro.(um aplicativo para smartphone ajuda muito)

•Quite suas dívidas.(o mais rápido possível)

•Crie uma reserva financeira.(tire um pouquinho do seu dinheiro, mesmo que seja 5 reais por mês e guarde, quando você realmente precisar, será de grande ajuda.)

•Fuja das compras por impulso.(não compre sem precisar, e muito menos quando você ouvir as palavras descontos ou promoções, muitas promoções são apenas metade do dobro 😉 )

•Planeje tudo que você precisará fazer, ou comprar.

Tudo é questão de equilíbrio. Não controlar os gastos é como dirigir de olhos vendados, é como se você não soubesse aonde vai parar, então o melhor é ter cuidado com os nossos gastos.

Se você resistir seus impulsos iniciais e se controlar verá que todo seu esforço será bem sucedido.

controle-suas-financas

Destaques