Guia Rápido: O Poder da Leitura

Muitas pessoas sabem que ler faz bem, porém muitas odeiam esse hábito, achando mais fácil perder seu tempo com entretenimento nocivo e com mídia offline, que muitas vezes é desgastante de se ver.

Então, devido à muitos pedidos sobre os benefícios da leitura e perguntas sobre o porquê eu gosto de ler, resolvi fazer uma postagem especial para todos aqui. Com o intuito de realmente ajudar no dia a dia de cada um. Porque a leitura é um hábito maravilhoso de se viver.

 

Benefícios da Leitura:

 

•Diminui o Stress
Apesar de todos os problemas que você tenha, no trabalho, em relacionamento, na vida, quando você lê uma boa história, tudo isso simplesmente parece mais distante. Um bom livro pode te levar para outros mundos, enquanto suas leituras diárias te deixam no mundo real, como uma notícia, por exemplo. Esqueça um pouco dos problemas e se permita relaxar um pouco. A leitura é mesmo uma das melhores maneiras de relaxar. A atividade exige total desligamento e concentração, por isso obtemos o relaxamento e a diminuição do estresse.

 

Desenvolvimento Mental
Atividades como leitura podem diminuir o risco de desenvolver o Alzheimer em cerca de 30%, diz pesquisa. Manter o cérebro ativo e trabalhando previne a perda de força, pois o cérebro é como qualquer outro músculo do corpo e requer exercícios para manter-se forte e saudável. Jogos e caça-palavras, por exemplo, são outros ótimos exercícios mentais.

 

•Desenvolvimento Pessoal

A leitura é uma atividade que estimula a reflexão sobre os nossos princípios, valores, pensamentos e atitudes. E isso não acontece só quando você lê livros de auto-ajuda. Histórias ficcionais, literatura clássica, biografias e até livros relacionados a assuntos profissionais provocam algum tipo de reflexão durante a leitura. Depois de ler um livro, você nunca é a mesma pessoa que era antes de lê-lo. Mesmo que não perceba a mudança, tudo que você lê é absorvido como conhecimento, algo que você não sabia, e você nunca sabe quando isso pode te ajudar algum dia. Conhecimento é poder! Você pode perder tudo, trabalho, bens, dinheiro, até sua saúde, mas conhecimento, isso ninguém pode tirar de você.

 

Melhora o Vocabulário e Escrita
Quanto mais você ler, mais estará em contato com novas palavras, e inevitavelmente você vai agregar essas palavras ao seu dia a dia.Mesmo quem não gosta de ler tem consciência de que a leitura é essencial e faz diferença no aprendizado. Falar bem e ser articulado são características muito boas para todo tipo de trabalho e relacionamento. Quanto mais conhecimento, maior a capacidade de nos expressarmos bem, independente dos meios, e saber que você pode falar bem em todos os lugares vai fazer muito bem para sua autoestima, isso é excelente principalmente para os tímidos, que precisam reforçar a confiança em conversas ou para falar em público.

 

Melhora seu pensamento crítico
Você já leu algum livro com uma história de mistério, e consegui desvendar esse mistério antes de terminar o livro? Se já, seu pensamento crítico está funcionando muito bem. E você também pode conseguir falar sobre os livros, saber se foi bem escrito, se as personagens estão bem desenvolvidas ou mesmo se cronologia da história está correta. Em discussões com outros leitores você vai poder dar sua opinião mais claramente. Ampliando sua facilidade em fazer amizade com pessoas que lêem, porque falar sobre livros é um assunto infinito.

 

Hábito Acessível 

Por mais que no Brasil os livros possam ser considerados caros, a leitura ainda é uma das formas de diversão mais acessíveis que existem. Não é raro encontrar livros com preços razoáveis nas livrarias, principalmente entre os mais vendidos. Além disso, há outras opções: aproveitar as promoções, comprar em sebos, pegar emprestado ou trocar com os amigos. Você não precisa comprar livros, em toda cidade tem uma biblioteca, vai lá e pegue um livro e leia, e-books ou livros digitais que são boas alternativas também.

 

Mas se mesmo sabendo os benefícios você ainda não sabe por onde começar e nem como gostar e ter prazer nessa hábito ? Então vamos agora considerar pequenos e simples gestos para ajudar a adquirir o hábito da leitura e gostar desse hábito.


Lembre-se: O Cérebro demora 21 dias para se acostumar com um novo hábito, então assim como qualquer hábito, o da leitura deve ser feito com esforço e força de vontade. Deve-se ter comprometimento consigo mesmo.


 

Adquirindo o Hábito:

 

Comece por textos Curtos, Séries e Best-Sellers 

Normalmente, eles agradam muita gente porque são tramas mais envolventes, ou até com a linguagem fácil e divertida. Assim, também, são as séries de livros, aquelas histórias contadas em mais de um volume. Normalmente, cada livro da série acaba deixando algo inacabado, que só vai ser resolvido no próximo livro (ou até no último), ou seja: nada melhor para atiçar sua vontade de devorar o próximo volume.

 

Vá atrás das Inspirações ou Adaptações

Você provavelmente já sabe, mas as sagas Jogos Vorazes Divergente são baseadas em livros, assim como A culpa é das estrelas. Se você amou os filmes, vá atrás dos livros: muita gente desperta o interesse na leitura desse jeito. Se você não é muito fã de filmes, mas não fica sem  games, a moda de escrever livros baseados nas histórias dos jogos está cada dia mais em alta. Nos últimos anos, títulos como Assassin’s CreedDiabloGod of War e Battlefield já ganharam suas adaptações literárias. Se você já gosta do jogo, aumentam as chances de querer ler o livro e gostar da leitura.

 

Descubra o Seu Preferido

Converse com amigos para saber o que estão lendo e veja quais assuntos mais interessam a você. Cada um tem o seu gosto. A questão está em descobrir qual é o seu. Talvez você não seja muito chegado em leitura justamente porque não fez essa descoberta ainda. Se você não gosta dos livros que a escola obriga a ler, não significa que você não vá se interessar por leitura em geral. Então, se seu estilo não é exatamente ler os clássicos, não se preocupe, há muitos e muitos outros gêneros literários, tais como, ficção científica, terror, suspense, romance, fantasia. Encontre o seu gênero favorito e se esforce.

 

Leia um pouquinho todos os dias

Com o tempo, você vai criando o hábito e quando perceber vai estar lendo por horas. Gostar de ler é treino, e, por isso, precisa de bastante empenho, dedicação e vontade. Se você quer gostar de ler, primeiro precisa fazer da leitura um hábito. É como eu disse, o cérebro demora alguns dias fixos para se acostumar, então até lá você tem que ter esse esforço em regularidade.

Fontes: Gia do Estudante , Desassossegada 

 

Todo esforço vale a pena. Ainda mais sabendo que a leitura melhora o humor, a concentração e a memória.

Então dê o seu melhor todos os dias. Há uma frase que diz : “Você é o que você lê”. Então deixo essa iniciativa aqui. E espero que ajude. Conte aqui nos comentários se está dando certo seu esforço, e quais esforços você fez para gostar de ler.

text

Destaques