PH Capilar – O que significa? 

O PH é a sigla de potencial hidrogenionico que determina se o ácido está ácido, básico ou neutro e que no cabelo, dependendo do PH do produto pode interferir na estrutura, brilho, maciez, e saúde das madeixas. 

Diferenças do PH 

Quando um produto é de PH Alcalino, ele serve para mudar a estrutura e a fibra dos fios, e sua numeração é de 8 a 14. Esse PH pode ser encontrado em produtos de relaxamentos, alisamentos, descolorações e colorações. E com esse nível de ph, a fibra mudada acaba sofrendo divisão dos fios, quebra e pontas duplas. 

Mas nem sempre o PH pode prejudicar os fios, pois PH que gira em torno de 4.2 a 5.8 para os cabelos e de 3.8 a 5.6 ajudam a preservar a cor dos fios e na sua hidratação. Por isso é importante usar shampoos levemente ácidos que são os de 4 a 5 pois eles ajudam a fechar as cutículas e não danificam os fios, já os mais ácidos deixam os fios rebeldes. 

Já os hidratantes e condicionantes fazem mais efeito quando ácidos, pois o PH ácido ajuda a fechar as cutículas dos fios, preserva a umidade, a hidratação, nutrição, as proteínas, coloração e nutrientes. Mantendo assim uma estrutura forte, saudável e bonita. 

Já os de PH neutro faz uma limpeza profunda e não mexe na estrutura dos fios, os deixando mais bonitos e saudáveis. Esse PH é mais comum nos shampoos anti resíduo. E gira em torno de 7. Porém não se pode usar esse produto com tanta regularidade, pois ele abre as cutículas para tirar toda sua sujeira e oleosidade, eliminando também nutrientes e o uso prolongado pode acabar com a fibra dos fios.

Será que preciso me preocupar com o PH?

Se seus cabelos estão ressecados, quebradiços, sem brilho, sem força… Com toda a certeza o PH dele está muito acima do recomendado, ou seja, está com PH alcalino. Então já passou da hora de cuidar dos fios e trata-los. 
Analise o PH do seu cabelo, há produtos que prescrevem o ph, porém nem sempre encontramos. Então perceba como ficou seus fios. Sedoso Ou poroso? Com brilho ou ressecado? Se ficou positivo é sinal que o produto tem PH ácido, se ele ficou negativo é sinal que o ph é alcalino. 

Ph equilibrado deixa os fios fortes, sedosos, nutridos e muito bonitos. Então comece agora mesmo a cuidar do seu cabelo.

Se você não tem ainda um cronograma capilar, entre nesse post e baixe a imagem do cronograma oficial e a siga por pelo menos três meses. Após isso, você pode criar o seu próprio. 

Destaques

1 comment

Comente agora mesmo!