Search Engine Optimization Para Blog -SEO- Aprenda

Uma das palavras que mais ouvimos e que menos buscamos saber é o Search Engine Optimization, vulgo SEO, que é em tradução livre otimização de buscas, para quem vive nesse mundo da blogosfera, algo que é bastante importante para quem quer aumentar a visibilidade do site, engajamento seu conteúdo e monetizar seu trabalho virtual.

Mas se você não quer ficar desatualizado ai, continue lendo este artigo feito especialmente para quem quer crescer na blogosfera, seja como empresa ou influenciador.

 

A pesquisa no Google pode ser melhorada quando feitas alguns pequenos refinamentos, tais como:

O motor de busca é capaz de encontrar conteúdos à base de apenas uma palavra, uma frase ou um texto, mas isso muitas vezes acaba dificultando a pesquisa exata do que queremos.

Por isso que tem atalhos –SEO– que ajudam nesse ponto, como por exemplo colocar + na frente da palavra que quer incluir como preferencia na pesquisa e um na frente da palavra que não é tão relevante para a pesquisa que estamos fazendo.

Hoje vou trazer algumas dicas para ajudar a cada um individualmente, mas como nada é uma receita secreta do sucesso, eu não vou entregar um modo secreto de estar nas tops de pesquisa do google, pois não é somente isso que envolve as primeiras páginas de conteúdo.

 

Primeiro, Para o que serve SEO?

Ele serve para ajudar os motores de busca a mostrar Posts/Videos relevantes de um certo tema ou assunto.

Serve basicamente como um resumo Prioritário na blogosfera, aonde poderá ou não potencializar o tráfego no seu blog e gerar receita também caso seu site seja monetizado.

 

Conteúdo

Escreva conteúdos originais; não copie e cole conteúdos de outros sites, sejam eles grandes ou não.

Pois o Patrão Google pode te penalizar por isso, além de ser super chato entrar em vários sites e blogs com a mesma coisa escrita.

Também tenha cuidado com a palavra-chave dentro do conteúdo, para que não fique cansativo e chato de se ler, e acabe deixando assim, o conteúdo fraco e nada atraente para o SEO.

Sempre tenha cuidado com o titulo da sua postagem, pense em como as pessoas poderiam procurar por aquele assunto e não esqueça da palavra-chave, dê preferencia para coloca-la no começo do título, caso possível.

Também tenha cuidado com sua escrita, revise para evitar erros tão grotescos. Sei que todo mundo erra, mas é melhor prevenir o máximo possível estes erros.

Sempre procure colocar links de outros artigos do seu próprio blog/site no seu novo artigo, isso além de gerar mais acessos, também ajuda o próprio mecanismo de busca a indexar seu conteúdo nas paginas de procura, pois percebe que é relevante.

Compartilhe seu conteúdo com outras pessoas e outras redes, princialmente o Google+, Facebook e Pinterest.

 

Palavra-Chave

Evite colocar palavras-chave muito genéricas e amplas demais, pois caso muitas pessoas usem essa mesma palavra, fica mais difícil engajar seu conteúdo nas paginas prioritárias do Google.

Como por exemplo: ao invés de usar a palavra-chave canetinha em um artigo que fala sobre o lançamento das novas canetinhas da marca x, você pode usar algo do tipo canetinhas led, já que elas são led no escuro e são lançamentos, muitos vão pesquisar sobre essa novidade e poucos ou ninguém vai usar essa palavra combinada.

Um Site Ótimo para pesquisar essas palavras na rede da blogosfera é o ubersuggest, clique e vá direto para o site. 

Ele é um site Inglês, então você vai precisar mudar a opção na barra de pesquisa. Na barra você pode colocar a palavra pretendida e ver o quanto ela é utilizada.

 

Fixando a Palavra-Chave:

Titulo – o SEO sempre pede que a palavra-chave esteja no titulo e de preferencia no começo.

Primeiro Paragrafo – sempre coloque a palavra-chave nas duas primeiras linhas para que indexe na procura de artigos com aquela palavra.

URL – sempre personalize a url do seu artigo com a palavra-chave, pois fica impossível um conteúdo ser indexado com a url www.nomedoblog.com/64372563 

Descrição – sempre faça uma pequena descrição –ou resumo– de até 30 palavras do seu conteúdo e não esqueça da palavra-chave.

Imagem – essa é a dica que eu mais uso e amoooo, e virou meio que um vício automático já. Sempre mude o nome da imagem do artigo e coloque o SEO  sempre no titulo da imagem.

 

Site/Blog

Para ajudar a subir no Ranking de buscas do Google, ter um site mais rápido e um Layout Clean e fácil de manusear é essencial e faz com que aumente a usabilidade dos seus leitores e clientes além de melhorar a suas experiências, fazendo com que eles retornem com mais frequência e fiquem por mais tempo.

Para não deixar seu site lento, evite muitos Plugins e Widgets nas paginas.

Também evite imagens muito pesadas e grandes demais e princialmente, evite muitos enfeites no blog.

Tenha um Layout limpo e fácil de usar, com um menu bem organizado e objetivo, fundo sem muitos detalhes, e tenha apenas Widgets necessários para seus usuários. 

Diferenças entre Visualizações, Visitantes, Páginas e Hits – Estatísticas de Sites

Montando meu Blog, Como? (Configuração)

Destaques

7 comments

  1. Post maravilhoso! Usar as técnicas de SEO faz toda a diferença, eu faço o possível para deixar tudo como deve ser, mais as técnicas de SEO não farão milagre, mais farão muita diferença. Parabéns pelo post!

  2. Amei seu artigo, esse é um assunto que tenho certa dificuldade. Mas vou procurar aplicar suas dicas. Obrigada

  3. Esse assunto é muito bom, já pesquisei várias vezes sobre isso e nunca tive uma resposta tão prática e fácil de entender como esse post, parabéns excelente post, vai me ajudar muito, e com certeza ajudará outras pessoas tb.

  4. Essas dicas são muito importantes, uso a maioria delas, como mudar o nome da imagem, muito informativo seu post, beijos!

Comente agora mesmo!