Dicas para manter um estilo de vida sustentável

Como é possível contribuir com o meio-ambiente?

Vou apresentar agora 8 dicas que vão desde a compra até o descarte de alimentos.

 

Sempre prefira alimentos frescos

Comida congelada é mais cara, além de consumir mais energia em sua produção, por isso, é melhor comprar alimentos frescos.  No caso, dos produtos orgânicos que são produtos livres de agrotóxicos, são ótimos para a sua saúde, além de muito saudável e mais bonito.

Antes de ir às compras faça uma lista

Sempre que for fazer compras, liste todos os produtos que você precisa comprar e siga à risca. Além disso, fique atento às frutas, verduras e legumes da estação, pois eles têm um preço menor. E evite fazer compras semanalmente, pois a cada ida ao mercado a vontade de comprar mais ‘bobagens’ e coisas desnecessárias aumenta. E você pode acabar gastando mensalmente muito mais do que devia.

Use tudo o que puder, Aproveite  os alimentos de forma integral

Alguns legumes, verduras e até frutas vão para o lixo só porque têm alguma parte machucada ou deteriorada, o que pode ser facilmente removido com uma faca. Evite desperdícios. Também é possível encontrar diversas receitas que ensinam como aproveitar “restos” de comida, ou cascas de frutas e legumes. Também podemos fazer comidas nutritivas para os animais ou adubo para as plantinhas.

Eu faço comida com verduras e legumes para minha bebê (cadelinha) toda semana.

 

Não desperdice gás de cozinha e Utilize a água com responsabilidade

Mantenha as bocas do fogão sempre limpas, pique bem os alimentos para facilitar o cozimento, não utilize a água em excesso para cozinhar, tapando a panela para acelerar o processo de fervura. E isso ajuda muito.
Não jogue a água fora, quando possível utilize para remover a gordura, isso te ajuda a gastar menos com detergente, que também é um poluidor do meio-ambiente.

Lembrando que, quando for lavar a louça, é melhor ensaboar todos os itens com a torneira fechada e só depois enxaguar de uma só vez.

Reciclar é muito importante

Se você seguir as dicas, a quantidade de lixo produzida com certeza vai diminuir. Mesmo assim, é importante separar o lixo orgânico do reciclável.
Até mesmo o óleo usado em frituras pode ser reutilizado. Procure mercados na sua região, ou faça doações pra pessoas conhecidas que utilizam na fabricação de produtos de limpeza elas ficaram gratas pelo material.

Com medidas simples podem ser tomadas para manter hábitos alimentares sustentáveis e contribuir com o meio-ambiente?
O esforço é individual, mas o resultado é coletivo.

Destaques

Comente agora mesmo!